Trabalhar em casa é uma realidade, seja por opção ou por necessidade, e contar com um apartamento que ofereça o espaço adequado pode fazer toda a diferença.
Que o home office era uma tendência que vinha crescendo nos últimos anos ao redor do mundo não é novidade, mas as mudanças provocadas pelo coronavírus aceleraram os processos de trabalho remoto em muitas empresas que vinham fazendo essa migração de forma mais sutil.
A pandemia trouxe muitas dúvidas sobre diversos assuntos, mas na área imobiliária o vírus também trouxe uma certeza: a importância de contar com um espaço no apartamento para poder desenvolver suas atividades com tranquilidade e organização.
Você já era adepto do home office ou está trabalhando em casa pela primeira vez? Não se preocupe se para você isso é novidade. Vamos dar algumas dicas para ter um espaço adequado, para que seu trabalho flua de forma natural e para que a sua performance seja ainda melhor do que antes da pandemia! Siga a leitura.
Por que escolher um imóvel com home office?
Antes de mais nada, é preciso entender que é fundamental ter um espaço no apartamento adequado para se dedicar exclusivamente ao trabalho. O ambiente influencia, e muito, na execução das tarefas e na eficiência dos serviços.
Não adianta se enganar achando que pode responder todos os seus e-mails do notebook em cima da cama, ou atender aos clientes da sua mesa da cozinha ou ainda fazer aquela chamada de vídeo bem perto da parede para não aparecer a bagunça ao fundo. Seu rendimento vai ser prejudicado.
Nesse sentido, encontrar uma construtora que ofereça uma opção de planta com o home office e, mais do que isso, que entregue a infraestrutura pronta para montar seu escritório é estar preparado para enfrentar os desafios que se apresentam.
Sempre é possível adaptar um cômodo, mas planejar o escritório em casa ainda na concepção do empreendimento é oferecer o que há de melhor ao morador, desde os pontos de eletricidade, a entrada de luz natural, a possibilidade de marcenaria feita sob medida e assim por diante.
A Galmo projeta sempre espaços amplos e organizados, com acabamentos de alta qualidade e que permitem ao comprador estruturar o home office da melhor maneira e com o estilo com o qual se identifica.
Alguns preferem um desing moderno, outros gostam mais do tradicional, mas em ambos os casos ao adquirir um imóvel de alto padrão e com um cômodo pensado para o home office, basta encontrar mobília e elementos que combinem exatamente com o seu perfil empresarial para ter um escritório de arrasar.
O que preciso para manter o desempenho em casa?
Com o home office pronto para as atividades, é preciso fixar suas regras de trabalho. Defina seu horário de expediente para não virar refém dentro de casa e para se dedicar 100% ao serviço dentro desse período. Estabeleça inclusive o horário de almoço e intervalos para o cafezinho e respeite essa programação.
Não se deixe levar pelas distrações. Sua televisão vai estar perto, seus livros e filmes, a cama vai te olhar toda sedutora após o almoço, mas se a cada desejo você fizer uma concessão em pouco tempo a exceção vai virar regra.
Pessoas com filhos têm mais contratempos no trabalho remoto. Por isso, tire um dia para conversar com as crianças, explicar a situação e pedir a colaboração. Se for preciso, passe a chave na porta quando tiver uma videoconferência importante.
Lógico que se houver uma emergência a família sempre será prioridade, da mesma forma de quando o trabalho não era remoto, mas evite interromper as atividades a todo momento.
Mantenha sua mesa de trabalho limpa e em ordem. Ter tudo disposto de forma organizada economizará seu tempo e aumentará sua produtividade. Lembre-se de dar uma geral a cada fim de dia. Chegar no escritório e encontrar sua mesa um caos afetará seu ânimo pelo resto do dia.
Por fim, escolha uma boa cadeira. Aliar conforto e ergonomia é importante. Tome cuidado com a sua postura e não esqueça de alinhar a tela do computador a sua linha de visão para não ficar curvado, nem para cima nem para baixo, e ter que encarar dores no pescoço e na coluna.
Muitos adotarão esse modelo de trabalho de forma permanente, outros irão mesclar os encontros presenciais e os virtuais, mas com certeza o home office veio para ficar. Se curtiu este texto, compartilhe nas suas redes sociais para que mais gente tenha acesso às dicas!